12 março 2011

Texto: medicina oriental


Acabo de assistir ao Globo Repórter e o assunto foi diretamente relacionado à nós: emagrecimento saudável. Infelizmente não vi ele todo, porque estava cansada e depois de tomar banho deitei e acabei dormindo, aí acordei para ir ao banheiro e a Jully estava acordada assistindo televisão e me chamou pra ver com ela: "mamãe, tem a ver com seu blog, vem aqui para senhora assistir para ver como emagrecer de forma saudável". (Não é linda?!) Mas não tem problema, eu vejo na internet depois, que por sinal, acho a internet uma das melhores invenções que fizeram até hoje, não acham?
Bom, não vi nada de extraordinário e que a gente já não soubesse, como por exemplo, que a única solução permanente e correta para emagrecer de forma saudável é:
  • melhorar a qualidade e reduzir quantidade do que comemos,
  • praticar atividade física e
  • manter o controle do peso, que é o grande indicador se estamos acertando ou não.
Relacionado com isto, tenho até um texto que vi uma vez no mural ao visitar uma empresa que é cliente nossa e que depois procurei na internet e encontrei.

MEDICINA ORIENTAL

Um ocidental em visita à China ficou surpreso ao ver a quantidade de idosos saudáveis, e, curioso sobre os aspectos da milenar medicina chinesa, perguntou a um experiente médico qual o segredo para se viver mais e melhor.
Ouviu do mesmo a sábia resposta:
"- É muito simples. É só:
Comer a metade.
Andar o dobro.
E rir o triplo."
Não é à toa que eu sou completamente apaixonada pela cultura oriental, em especial a japonesa. São um povo muito sábio.
Mudando de assunto... Esses dias fazendo compras aqui para casa, vimos na gôndola o arroz parboilizado e a diferença com o arroz "comum" era tão pequena que trouxemos. Não sabia, até agora, a diferença entre eles, por que o parboilizado é mais corado, mais brilhante e agora pesquisando na internet vi que no processo de parboilização, são mantidas a maior parte das características nutricionais.

❝ Denomina-se arroz parboilizado o arroz que sofreu processo de parboilização.A palavra parboilizado tem origem no inglês "parboiled", união das palavras "partial" e "boiled", literalmente "parcialmente fervido" - descrição aproximada do processo industrial referido. A parboilização é o processo hidrotérmico no qual o arroz em casca é imerso em água potável a uma temperatura acima de 58°C, seguidos de gelatinização parcial ou total do amido e secagem. 
O que isso significa?Significa que o arroz, durante o processo de parboilização, sofre um pré-cozimento, em que os nutrientes do pericarpo são parcialmente passados para a cariopse do grão. O arroz parboilizado é naturalmente mais nutritivo, pois nenhum composto químico é adicionado ao processo. Seu sabor característico e seu tom amarelado são decorrentes da mudança da estrutura do amido e fixação dos nutrientes, o que indica que o arroz parboilizado tem preservadas suas propriedades nutritivas naturais.

Realmente, achei ele mais gostoso. Mesmo sendo um pouco mais caro, vou comprar sempre.
O que eu comi:
11/03/2011
  • 1/2 pão de cachorro quente com molho cheddar (1 colher de sobremesa)(esse, apesar de ser lácteo, tem poucas calorias: 56 kcal a cada porção de 2 colheres de sopa, e é bem saboroso; bem mais gostoso que o molho cheddar daquela rede famosa de fast food e bem menos calórico)
  • 1 copo de suco de laranja (light)(0 kcal)
  • Arroz parboilizado com shoyu, salada (tomate, agrião e rabanete, temperada com limão, pouco sal, vinagre e um pouco de azeite extra virgem - quase toda salada tempero assim), milho refogado
  • 1/2 copo de suco de laranja
  • 1/2 copo de coca-cola (ontem teve e não tomei, hoje tomei um pouco porque deu vontade, mas tenho tentado resistir, e estou orgulhosa de estar conseguindo, porque amo coca)
  • 1 pão com presunto, mussarela e um pouquinho de catchup + 1 copo de suco de pêssego (néctar light - 19 kcal por porção de 200mL)
  • 1 copo de suco de pêssego
  • 1 copo de suco de laranja
  • 1 xícara de leite desnatado com chocolate + 1/2 pão com 1 colher de sobremesa de molho cheddar
Estou passando a verificar sempre a tabela nutricional dos alimentos antes de consumir e se for alta a quantidade calórica, reduzo as quantidades ou nem estou consumindo.
Verifico principalmente quantidade de gorduras e sódio. Temperos comprados, principalmente uns que tem por aí que vem em envelopinhos de uma marca famosa, parei de comprar, pois um dia vi um que tinha sódio acima de 1000mg cada envelopinho, e dependendo do que ia temperar com ele, precisava 2 envelopes, então lá se ia quase uns 3000... 4000mg de sódio; é muita coisa! então nem compro mais. É meio chato, mas vou tentar fazer a contagem de calorias de cada refeição, pelo menos testar por 1 semana. Estou reunindo tabelas e tabelas aqui. Vou projetar os cardápios de acordo com o que tiver para fazer e pegar receitas novas para não cair na rotina das mesmas preparações.

10/03/2011
  • 1 copo de suco misto (laranja, limão, tangerina)
  • 1/2 maçã
  • 1 copo de suco misto
  • Arroz com pimentões (vermelho e amarelo) e tomate, molho de peixe (refogado na margarina light e adicionei 3 colheres de leite de coco no cozimento), refogado oriental tipo yakisoba (mas sem carne); refoguei em 1 colher de margarina light: brócolis, cenoura ralada grossa, cebola, pimentão amarelo em tiras, acelga picada em tiras e pimentão verde em tiras e no final do cozimento, adicionei 1/2 xícara de shoyu
  • Pão na chapa com 1/2 colher de margarina, 2 xícaras de leite com chocolate
  • 1 copo de suco de laranja, 1/2 ovo cozido (sem gema)
  • 1/2 pão de cachorro quente com molho cheddar
  • 1/2 batata cozida, 1 ovo cozido, 3 colheres de refogado oriental + 1 copo de suco de laranja
Refogado tipo oriental

Arroz com pimentões e tomate, refogado e molho de peixe com leite de coco


Teve coca-cola e não bebi! preferi suco. Já estou deixando pronto na geladeira e fica na parte de cima, então vou intercalando suco e água durante o dia. O bom desse suco é que ele é light (0 kcal) e tem pouco sódio (30 mg) e o de laranja tem vitamina C (9 mg).
Bom, agora vou indo que já está bem cedo tarde.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olé tb gosto muito de comida oriental ;) essa ta com otimo aspeto beijo grande e otimo fim de semana :D

Anônimo disse...

Oi amiga,

A melhor coisa é ver as calorias nos pacotinhos... ja deixei de comer muita coisa que amo por me assustar com o que vejo.
O resto das infos nem sei interpretar muito bem...só sei que sódio de mais é veneno!!!

Bjaoo

Karla disse...

Verdade.. eu geralmente presto atenção em três coisas: preço (claro), quantidade de calorias por porção e a quantidade de sódio. Nem sou muito ligada em marca, já que o mercado é bem competitivo e o que é ruim pode melhorar pra não sair de cena.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...