10 março 2011

Destralhando-me

Como devem ter notado, estou dando uma mudada na cara do blog. Gosto de mudar de vez em quando, experimentar coisas novas, inovar. É sempre para nossa vida, né?
Esses dias visitando blogs de amigas light, achei esse texto no blog da Beth (a conquista, link na coluna lateral) e acho que tem tudo a ver com esse momentinho faxina. E essa faxina não vai ser só aqui no blog não! Vai se expandir a todos meus blogs, ao computador (aliás, computadores) e também ao meu lar doce lar.
Aliás, já começamos aqui em casa mesmo antes de ter visto o texto. Aproveitamos um dinheiro extra (pouco mas ajudou) para comprar algumas coisinhas de decoração aqui para casa, incluindo enxoval (a Ju amou o jogo de cama e edredon novos), almofadas super fofas e até mesmo utensílios domésticos. Ganhamos duas plantas muito bonitas (bromélias) e agora vamos colocá-las em vasos novos, maiores. Planta é sempre bom para levantar o astral, né?

  

DESTRALHE-SE!
Texto: Carlos Solano

- Bom dia! Como tá a alegria? - diz dona Franscisca, minha faxineira rezadeira, que acaba de chegar.
- Antes de dar uma benzida na casa, deixa eu te dar um abraço que preste! - e ela me apertou.
Na matemática de D. Franscisca, "quatro abraços por dia dão para sobreviver, oito ajudam a nos manter vivos, 12 fazem a vida prosperar".
Falando nisso,
- Vida nenhuma prospera se estiver pesada e intoxicada. Já ouviu falar em toxinas da casa? Pois são:
  • Objetos que você não usa;
  • Roupas que você não gosta ou não usa há 1 ano;
  • Coisas feias;
  • Coisas quebradas, lascadas ou rachadas;
  • Velhas cartas, bilhetes;
  • Plantas mortas ou doentes;
  • Remédios vencidos;
  • Meias velhas, furadas;
  • Sapatos estragados (...)
Ufa, que peso!
- O que está fora está dentro e isso afeta a saúde. - aprendi com D. Francisca, - Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa! -, ela diz enquanto me ajuda a "destralhar", ou liberar as tralhas da casa.
O "destralhamento" é a forma mais rápida de transformar a vida e ajuda as outras eventuais terapias. Com o destralhamento:
  • A saúde melhora;
  • A criatividade cresce;
  • Os relacionamentos se aprimoram (...)
É comum se sentir:
  • Cansado,
  • Deprimido,
  • Desanimado,
em um ambiente cheio de entulho, pois "existem fios invisíveis que nos ligam a tudo aquilo que possuímos".
Outros possíveis efeitos do "acúmulo e da bagunça":
  • sentir-se desorganizado,
  • fracassado,
  • limitado,
  • aumento de peso,
  • apegado ao passado (...)
No porão e no sótão, as tralhas viram sobrecarga; na entrada, restringem o fluxo da vida; empilhadas no chão, nos puxam para baixo; acima de nós, são dores de cabeça; sob a cama, poluem o sono.
- Oito horas para trabalhar, oito horas para descansar, oito horas para se cuidar.
Perguntinhas úteis na hora de destralhar-se:
- Por que estou guardando isso?
- Será que tem a ver comigo hoje?
- O que vou sentir ao liberar isto? (...)
e vá fazendo pilhas separadas:
  • para doar,
  • para jogar fora, (...)
Para destralhar mais:
  • livre-se de barulhos,
  • das luzes fortes,
  • das coisas berrantes,
  • de odores químicos,
  • dos revestimentos sintéticos (..)
e também:
  • libere mágoas,
  • pare de fumar,
  • diminua o uso da carne,
  • termine projetos inacabados.
- Se deixas sair o que está em ti, o que deixas sair te salvará, se não deixas sair o que está em ti, o que não deixas sair te destruirá. -, arremata o mestre Jesus, no evangelho de Tomé. - Acumular nos dá a sensação de permanência, apesar de a vida ser impermanente -, diz a sabedoria oriental. O ocidente resiste a essa ideia e, assim, perde contato com o sagrado instante presente.
D. Francisca em conta que: "as frutas nascem azedas e no pé, vão ficando docinhas com o tempo". A gente deveria de ser assim, ela diz: -"Destralhar ajuda a adocicar."
Se os sábios concordam, quem sou eu para discordar (...)

2 comentários:

Anônimo disse...

Amei , amei e amei!!!!
Tenho destralhado bastante e sinto a mudança que isso causa...bjos amada!

Anônimo disse...

Adorei o post amiga ;D eu tb sou assim estou sempre a inovar e' importar mudar alguns maus habitos da nossa vida ;D beijo grande e otimo fim de semana ;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...