05 março 2011

Minha primeira vez

Não se assustem... o título foi para "impressionar" mesmo! Mas foi "minha primeira vez"... que fiz um bolo de caneca (risos). Foi ontem à noite. Um friozinho danado e uma fome mais danada ainda e mais danada que isso tudo era a preguiça de ir para as panelas.
Nem eu e nem o marido (que por sinal já estava na cama) estávamos com disposição, para não dizer"coragem",  de cozinhar. Pensei numa solução rápida e gostosa e que nos satisfizesse. A ideia do bolo de caneca vinha há tempos. Mas minhas canecas xícaras aqui eram bem pequenas e fiquei desencorajada após ler relatos "desastrosos" de primeiras experiências. Como não estava com coragem nem para cozinhar, imagina então de limpar sujeira!
O que motivou foi que tivemos que ir ao supermercado comprar umas coisas aqui para casa e principalmente edredons, porque anda fazendo muito frio por aqui (bom, para quem é acostumado com frio, o daqui até é calor, mas para gente aqui que está acostumado com calor, quando esfria, esfria mesmo!) e chovido bastante e vi umas xícaras grandes (400mL) com precinho bom e acabei comprando. Já tinha pego a receita na internet (site tudo gostoso) e resolvi experimentar. Até que para minha primeira vez o resultado ficou bom.
A receita está a seguir para quem quiser tentar.


Bolo de caneca

Base para 1 receita
Preparo:  5 minutos
Rende: 1 porção

Ingredientes:
  • 1 ovo pequeno
  • 4 colheres (sopa) de leite
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
  • 4 colheres (sopa) rasas de açúcar
  • 4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
  • 1 colher (café) de fermento em pó

Preparo:
  1. Coloque o ovo na caneca e bata bem com um garfo.
  2. Acrescente o óleo, o açúcar, o leite e o chocolate em pó e bata mais.
  3. Acrescente a farinha de trigo e o fermento.
  4. Mexa delicadamente até ficar homogêneo.
  5. Leve por 3 minutos (ou 3 minutos e 30 segundos, se sua caneca for grande) no micro-ondas em potência máxima.

Dicas:
- A caneca deve ter preferencialmente mais de 300mL para que não derrame no micro-ondas.
- A medida da colher de sopa é rasa; se encher muito passa da medida e é perigoso derramar.
- O ideal é comer logo após fazer para que ele não endureça.
- No meu, tive que aumentar um pouco o tempo para 3 minutos e meio porque nos 3 minutos não cozinhou a parte toda do fundo da caneca. Se reduzir a medida para caber na caneca pode deixar os 3 minutos (de 4 colheres, para 3)
- Teve alguns comentários no site que esse bolo com uma calda por cima fica ainda melhor. Não tentei, mas quem quiser tentar, faça tipo um brigadeiro de panela: misture margarina, chocolate em pó e leite condensado. Não sei as medidas, porque costumo fazer no "olhômetro", mas geralmente é 1 colher de margarina, 1 caixinha pequena de leite condensado e 2 ou 3 colheres de chocolate em pó.

Um comentário:

Anônimo disse...

é muito fofo o seu blog ;D adorei a receita :D Estou-te seguindo beijinho e bom Carnaval ;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...